Mónica Arroyo, Ricardo Mendes Antas Jr e Fabio Betioli Contel (Organizadores)
O presente livro procura realizar uma intepretação crítica da atual pandemia da Covid-19, principalmente através das contribuições propostas pelo geógrafo Milton Santos, um dos mais argutos intelectuais brasileiros do século XX, cuja obra permanece atual para o entendimento do século XXI. As análises e interpretações de várias e complexas facetas da difusão da doença causada pelo vírus Sars-Cov2 no Brasil têm como parâmetro comum os elementos constitutivos do atual meio técnico-científico informacional, que permitem desvendar os desdobramentos da epidemia na economia, na política, nas interações sociais, enfim, na vida de relações dos lugares.
Desde o início da pandemia, é possível vislumbrar um quadro de transformações socioespaciais como resultado desse evento, bem como identificar o papel ativo que o espaço geográfico apresenta nessa dinâmica. Com tal inquietação, reunimos os nossos esforços para produzir uma interpretação da pandemia que estivesse inspirada numa leitura geográfica, e que partisse dos temas de pesquisa trabalhados por cada um de nós.
Com esta publicação, espera-se dar uma contribuição substantiva para o campo da geografia, mas também para as outras áreas do conhecimento que buscam desvendar este grave problema da humanidade, que ganhou recentemente contornos ainda mais perversos no território brasileiro.