Raciocínio Geográfico e Aprendizagem: Perspectivas sobre Currículo e Cartografia da América do Sul
O livro "Geographical Reasoning and Learning: Perspectives on Curriculum and Cartography from South America" é fruto de um trabalho liderado pela Profa. Dra. Sonia M. Vanzella Castellar, professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (PPGH-FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia (GEPED/FE-USP), em parceria com o prof. Dr. Marcelo Garrido Pereira, da Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Academia de Humanismo Cristiano de Santiago do Chile e com a profa. Dra. Nubia Moreno Lache, da Universidad Distrital Francisco José de Caldas na Colômbia.
A publicação busca ampliar o diálogo sobre educação geográfica e compartilhar as investigações e reflexões da área a partir de pesquisas realizadas no Brasil, no Chile e na Colômbia, colocando as produções acadêmicas da América do Sul sobre Educação Geográfica, no centro do debate com alunos, professores e pesquisadores de Geografia de todo o mundo. Essa produção compõe uma série de livros sobre as perspectivas internacionais de Educação Geográfica que foi supervisionada pela Comissão de Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI) e publicada pela Editora Springer.
Dentre os vinte (20) artigos do livro, quatorze (14) são contribuições relacionadas às pesquisas e estudos desenvolvidos por pesquisadores que realizam ou realizaram suas pesquisas com a orientação da profa. Dra. Sonia Castellar. Dentre os autores dos artigos do livro, destaca-se a participação de pesquisadores membros do GEPED e da REDLADGEO, a Red Latinoamericana de Investigadores En Didáctica de La Geografía.
Os artigos apresentados discutem sobre temas relacionados ao ensino e a aprendizagem de Geografia trazendo contribuições acerca do currículo, do pensamento espacial para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, dos conceitos e princípios que compõem o estatuto epistemológico da geografia e também da cartografia escolar. Cada capítulo possibilita o leitor a adentrar em diferentes abordagens teórico metodológicas do ensino de Geografia, com novos pontos de vista, inovações e desafios, um esforço coletivo para fortalecer a Educação Geográfica na educação básica e a interação e colaboração com demais pesquisadoras e pesquisadores dessa área em todo o planeta.
O livro está disponível no site da Editora Springer, onde é possível conferir os detalhes técnicos da publicação, consultar o sumário e adquirir a versão impressa, que está registrada sob o ISBN 978-3-030-79846-8, ou a versão digital (e-book), que está registrada sob o ISBN 978-3-030-79847-5 .
O lançamento da obra acontecerá no dia 18 de novembro de 2021, de maneira virtual, às 17h (horário de Brasília) e contará com a participação dos seguintes docentes para comentar a produção: Prof. Dr. Francisco Garcia (Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, Universidad de Sevilla, Espanha); Profa. Mg. Raquel Gurevich (Instituto de Geografia da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Membro do INDGEO e REDLADGEO) e o Prof. Dr. Paulo Cesar da Costa Gomes (Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil).
Confira o cartaz oficial do lançamento
e inscreva-se em: https://reuna.zoom.us/meeting/register/tZAldO6tpz8uH9UngGw3HlKDYIsC-2Qx8tyh