Edital do Processo Seletivo para Ingresso no PPGH 2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA HUMANA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO, ANO / 2017

 

Estarão abertas no período de 06 a 10 de março de 2017 as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, visando o preenchimento de vagas para os cursos de Mestrado e Doutorado a serem iniciados em 2017.

Será disponibilizado um total de até 78 (setenta e oito) vagas neste processo seletivo. O preenchimento das vagas, entretanto, dependerá da aprovação dos candidatos nos termos estabelecidos por este Edital (para Mestrado e Doutorado).

A inscrição e a seleção para o Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana são realizadas uma vez ao ano. Outras informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana estão disponíveis no site http://ppgh.fflch.usp.br

 

I. Da inscrição

1.1. A conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC é condição fundamental para matrícula no Curso de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP. 

1.2. As inscrições, que deverão ser feitas por meio do preenchimento do formulário digital disponível em http://ppgh.fflch.usp.br/inscricao/processoseletivo/2017, poderão ocorrer das 00h01 de 06 de março às 23h59 de 10 de março de 2017.

1.3. Procedimento para a inscrição e documentação exigida (a cópia da documentação exigida deverá ser anexada em formato pdf em local específico do formulário):

  1.  Formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível em http://ppgh.fflch.usp.br/inscricao/processoseletivo/2017). O candidato deverá indicar no formulário apenas uma única Linha de Pesquisa pretendida.
  2. Currículo Lattes atualizado (sem comprovantes) ou similar, no caso de estrangeiros.
  3.  Comprovante de conclusão de curso de Graduação - Cópia do diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão do Curso Superior e Histórico Escolar, em que conste a data da colação de grau. O candidato diplomado em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição.
  4. Projeto de Pesquisa. O Projeto de Pesquisa deverá ter entre 15 e 25 páginas, considerando-se todo o corpo do projeto, da capa até a última página (letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5, em página tamanho A4, margens superior e esquerda 3,0 cm e margens inferior e direita 2,0 cm). Os itens do Projeto, que serão avaliados em função de sua clareza, consistência e coerência, são: introdução, objetivo(s), hipótese(s) (obrigatório para o caso de doutorado), justificativa, fundamentação teórica da investigação, procedimentos de pesquisa, cronograma de trabalho e referências bibliográficas.  O projeto deverá estar adequado às normas da ABNT / USP (ver em http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51&...). Na capa do projeto de pesquisa deverá constar o nome do candidato, a Linha de Pesquisa e o curso (mestrado ou doutorado) pretendidos.
  5.  Cópia de Carteira de Identidade e do CPF.
  6.  No caso de estudante estrangeiro, anexar cópia do passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE). Se o candidato for aprovado, é obrigatória a apresentação, no período da matrícula, do RNE com data válida.
  7.  Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. A emissão do respectivo boleto estará disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317, durante o período de inscrição.
  8. Comprovante da Conclusão do Mestrado (para candidatos ao Doutorado) em que conste a Portaria de reconhecimento do curso junto à CAPES.

 

1.4. Os candidatos em vias de conclusão de cursos exigidos neste Edital deverão proceder, conforme o caso, da seguinte maneira:

  1. O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição para este processo seletivo, deverá entregar junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o dia 09/07/2017. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  2.  O candidato que for mestrando da USP e não tiver defendido sua dissertação até o ato de sua inscrição para a seleção ao curso de Doutorado objeto deste Edital, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317), pelo qual se compromete a defender o Mestrado até o dia 09/07/2017. O descumprimento desse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  3.  O candidato que for mestrando externo à USP e não comprovar a conclusão do Mestrado no ato de sua inscrição, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar, ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH/USP o Diploma de Mestrado até o dia 09/07/2017. O descumprimento a esse compromisso acarretará o cancelamento automático da inscrição.

 

1.5. No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP é o dia 09/07/2017. Assim sendo, o Pedido de Equivalência do Título de Mestre deve ser encaminhado, no mínimo, seis meses antes da data limite.

 

 

II- Da seleção

O processo seletivo está dividido em três fases: prova de proficiência em idioma estrangeiro, prova de conhecimentos específicos em Geografia e análise e arguição oral do projeto de pesquisa.

 

1ª Fase: Exame de proficiência em língua estrangeira  (eliminatória)

As línguas aceitas pelo Programa são: espanhol, francês, inglês, e italiano, excluindo-se, por princípio, a língua materna do candidato. A inscrição para realização do exame de proficiência em língua estrangeira deverá ser feita junto ao Centro de Línguas da FFLCH/USP, no período de 20 a 30 de março de 2017, conforme orientações contidas nos editais de espanhol, francês, inglês e italiano,  disponibilizados nos respectivos sites:

 

ESPANHOL - http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-espanhol

INGLÊS - http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-ingl%C3%AAs

FRANCÊS - http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-franc%C3%AAs

ITALIANO - http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-italiano

 

Estão dispensados desse exame os candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado que apresentarem certificados reconhecidos pelo Programa, com validade de dois anos. No caso de inglês, é aceito o TOEFL desde que o candidato comprove a obtenção de, no mínimo, a seguinte pontuação: 507 pontos (paper based), 180 pontos (computer based) ou 64 pontos (Internet Based – IBT). No caso das demais línguas, veja a seguir: Espanhol: CELU, DELE (Instituto Cervantes), Pontuação mínima: Nível Intermediário; Italiano: CILS, Pontuação mínima: CILS 4 (equivalente ao B2 (intermediário) na classificação européia); Francês: DELF, nível B1 (Aliança Francesa); TCF (Cendotec), Pontuação mínima: 500 pontos. Serão também aceitas as certificações em que o candidato tenha alcançado os seguintes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência do Conselho da Europa: C1 e C2.

O comprovante de proficiência em língua estrangeira - para efeito de dispensa do Exame realizado durante o processo seletivo para ingresso no PPGH –deverá ser anexado em formato pdf em local específico do formulário digital.

Aos candidatos estrangeiros ao Mestrado também é exigida a proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS ou equivalente, nível intermediário. Aos candidatos estrangeiros a Doutorado será exigida proficiência em língua portuguesa e outra língua estrangeira distinta de sua língua materna. Ao aluno estrangeiro que demonstrar a proficiência em língua portuguesa no Mestrado, não será exigido o exame no Doutorado. O candidato estrangeiro poderá fazer o exame de proficiência em língua portuguesa no Centro de Línguas da FFLCH/USP. (Prédio da Casa de Cultura Japonesa - Av. Prof. Lineu Prestes, nº 159  - Cidade Universitária – São Paulo-SP CEP: 05508-900 - Telefone: (11) 3091-2416).

Para ingresso no Mestrado o candidato deverá optar por apenas uma língua estrangeira.

Para ingresso no Doutorado, com título de Mestre, o candidato deverá optar por uma língua estrangeira, que deverá ser de idioma diferente da proficiência em língua estrangeira obtida no mestrado.

No caso de candidatos estrangeiros, o termo língua estrangeira significa língua diferente de sua língua materna. 

Recomenda-se que os candidatos apresentem-se com 30 minutos de antecedência em relação ao horário de início da prova de proficiência em língua estrangeira, cuja duração será de 2 horas. O local das provas de proficiência é definido e divulgado pelo Centro de Línguas da FFLCH/USP no site http://clinguas.fflch.usp.br/.

As provas de proficiência em língua estrangeira serão realizadas entre 10 e 13/04/2017, conforme calendário abaixo:

 

  • Espanhol: 10/4 (2ªF)
  • Inglês: 11/04 (3ªF)
  • Francês: 12/04 (4ªF)
  • Italiano: 13/04 (5ªF)

 

Orientações relativas à inscrição para o Exame de Proficiência são disponibilizadas no  site http://clinguas.fflch.usp.br/.

 A validade da prova de proficiência em língua estrangeira é de dois anos.  Não serão fornecidos certificados de aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira.

O resultado da primeira fase do processo seletivo será divulgado no dia 26 de abril de 2017, nos sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (http://ppgh.fflch.usp.br) e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).

 

2ª Fase:  Prova de Conhecimentos Específicos em Geografia (eliminatória)

Todos os candidatos inscritos deverão se submeter à prova escrita de conhecimentos específicos realizada pelo Programa.

O exame de conhecimentos específicos em geografia será realizado no dia 07/04/2017. Na ocasião o candidato deverá apresentar documento com foto para a realização da prova.

Serão aprovados os candidatos a Mestrado que obtiverem resultado igual ou superior a 5,0 [cinco] e a Doutorado que obtiverem resultado igual ou superior a 6,0 [seis], ambos em uma escala de 0 a 10. A prova será manuscrita, sem consulta e com o limite máximo de 4 páginas.  Os candidatos terão até no máximo 4 horas para realizar a prova.

A bibliografia indicada para a prova encontra-se listada abaixo.

 

Para candidatos ao Mestrado e ao Doutorado (referências de 1 a 10)

1.ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste (1963). 8a Ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2008.

2.HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. Trad. de João Alexandre Peschanski. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

3.LA BLACHE, Vidal de. Principios de Geografia Humana (1921). Lisboa: Ed. Cosmos, 1954.

4.MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo (1977). 2a Ed. SP: Hucitec, 1998.

5.RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder (1980). Trad. de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

6.RATZEL, Friedrich. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ed. Ática, 1990.

7.RECLUS, Élisée. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática:  1985.

8.SANTOS, Milton. A  natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

9.LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra (1976). Campinas: Papirus, 1988.

10.BERTIN, Jacques. A Neográfica e o tratamento gráfico da informação (1977). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1986.  

 

A correção das provas levará em conta critérios como: qualidade formal; capacidade de argumentação e domínio dos referenciais relativos às teorias e aos métodos.

Cada prova será corrigida por dois corretores e, no caso de discrepância igual ou superior a 2 pontos assim como em caso de reprovação do candidato por apenas um dos corretores, haverá uma terceira correção. A nota final desta etapa resulta de uma média entre as notas obtidas pelo candidato.

A correção da prova de conhecimento específico está condicionada à aprovação do candidato no exame de proficiência ou à comprovação da proficiência por meio dos certificados aceitos pelo Programa.

O resultado desta fase do processo seletivo será divulgado no dia 28/04/2017, nos sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (http://ppgh.fflch.usp.br) e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br). Os candidatos aprovados na prova escrita de conhecimentos em geografia estarão aptos para a fase seguinte, na qual serão analisados os projetos de pesquisa e realizadas as arguições orais referentes aos mesmos.

A validade da prova escrita de conhecimentos específicos será de dois anos.

Será enviado o parecer resultante da avaliação aos candidatos reprovados na prova de conhecimentos específicos.

A interposição de recurso é admitida no prazo máximo de até 72 horas após a divulgação do resultado. O documento  deverá ser datado e assinado e dirigido à Coordenação do PPGH, podendo ser entregue pessoalmente na Secretaria do Programa (Departamento de Geografia, Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária – São Paulo – SP, CEP 05508-900) ou encaminhado por email (coordpgh@usp.br). 

 

3ª. Fase: Avaliação e Arguição Oral do Projeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória)

Os candidatos aprovados na segunda fase serão submetidos à arguição oral por uma comissão formada por docentes do PPGH. Nesta etapa serão avaliados o projeto de pesquisa e o desempenho do candidato mediante arguição oral sobre o projeto.

A nota referente a esta etapa será obtida por meio da média aritmética das notas atribuídas por cada membro da referida comissão. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 [sete] para Mestrado e 8,0 para Doutorado em uma escala de 0 a 10.

O período designado para a realização da arguição oral do projeto de pesquisa é de 22 a 31 de maio de 2017.

 

III – DO RESULTADO FINAL E DAS VAGAS

A nota final do processo seletivo será aquela obtida na 3ª. Fase. Em caso de empate o currículo será utilizado como critério de classificação.

Os candidatos aprovados poderão ser aceitos no Programa, obedecendo ao número de vagas divulgadas no Edital e mediante disponibilidade de orientador (vide ao final deste edital a listagem com nomes de professores orientadores do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana e as respectivas vagas ofertadas).

A Comissão Responsável pelo Processo Seletivo se reserva o direito de não preencher todas as vagas oferecidas.

O Programa não garante bolsa de estudo para todos os aprovados.

 

Calendário

  • Inscrição para o processo seletivo e entrega da documentação06 a 10/03/17 em http://ppgh.fflch.usp.br/inscricao/processoseletivo/2017.
  • Divulgação da Homologação das Inscrições: em 17/03/2017. Local: Sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana: http://ppgh.fflch.usp.br. e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).
  • Inscrição no exame de proficiência em línguas: de 20 a 30/03/2017
  • Prova de Conhecimentos em Geografia: 07/04/2017, das 14hs às 18hs. Anfiteatro de Geografia. Local: Prédio da Geografia e História, sito à Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP.
  • Prova de proficiência em língua estrangeira: 10 a 13 de abril de 2017. Recomenda-se que os candidatos apresentem-se 30 minutos antes do início da prova de proficiência em língua estrangeira, cuja duração será de 2 horas. O local da prova é definido e divulgado pelo Centro de Línguas da FFLCH/USP no site http://clinguas.fflch.usp.br/.
  • Divulgação dos aprovados na prova de proficiência em língua estrangeira: 26/04/2017. Local: Sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana: http://ppgh.fflch.usp.br. e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).
  • Divulgação dos aprovados na Prova de Conhecimentos em Geografia: 28/04/2017 nos sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (http://ppgh.fflch.usp.br) e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).
  • Avaliação e Arguição Oral do Projeto de Pesquisa: 22 a 31/05/2017, das 9hs às 12hs e das 14hs às 18hs. Local: Prédio da Geografia e História, sito à Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP.
  • Divulgação do resultado final:  14/06/2017. Local:         Sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana: http://ppgh.fflch.usp.br. e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).

 

VAGAS OFERECIDAS – 2017

 

Amália Inés Geraiges de Lemos

Vagas: 2D

 

Amélia Luisa Damiani

Vagas: 2M/D

 

Ana Fani Alessandri Carlos

Vagas: 1D

 

Anselmo Alfredo

Vagas: 3M/D

 

Ariovaldo Umbelino de Oliveira

Vagas: 2 M/D

 

Carlos de Almeida Toledo

Vagas: 1M

 

César Ricardo Simoni Santos

Vagas: 3M

 

Eduardo Donizeti Giorotto

Vagas: 3M

 

Eduardo Abdo Yázigi

Vagas: 3D

 

Élvio Rodrigues Martins

Vagas: 1M/1D

 

Fábio Betioli Contel

Vagas: 2M/D

 

Fernanda Padovesi Fonseca

Vagas: 3 M/D

 

Francisco Capuano Scarlato

Vagas: 1M

 

Glória da Anunciação Alves

Vagas: 02 M/D

 

Herve Théry

Vagas: 1 M/D

 

Isabel Aparecida Pinto Alvarez

Vagas: 2 M/D

 

Larissa Mies Bombardi

Vagas: 2 M/D

 

Léa Francesconi

Vagas: 1 M/D

 

Manoel Fernandes Sousa Neto

Vagas: 1M/1D

 

Marcello Martinelli

Vagas: 2M

 

Marcos Bernardino de Carvalho

Vagas: 1M/1D

 

Maria Eliza Miranda

Vagas: 2M

 

Maria Mónica Arroyo

Vagas: 2 M/D

 

Mário De Biasi

Vagas: 1M/1D 

 

Marta Inez Medeiros Marques

Vagas: 2 M/D

 

Reinaldo Paul Perez Machado

Vagas: 1M/D e 2D

 

Ricardo Mendes Antas Jr.

Vagas: 3M/D

 

Rita de Cássia Ariza da Cruz

Vaga: 1D

 

Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde

Vagas: 3 M/D

 

Rosa Ester Rossini

Vagas: 2D

 

Sandra Lencioni

Vagas: 2 D

 

Simone Scifoni

Vagas: 3 M/D

 

Silvana Maria Pintaudi

Vagas: 4 M/D

 

Sonia Maria Vanzella Castellar

Vagas: 1M/1D

 

Valéria de Marcos

Vagas: 2 M/D

 

Wagner Costa Ribeiro

Vagas: 1D

 

Wanderley Messias da Costa

Vagas: 1M e 1 D

 

 

 

 

Português, Brasil