Edital do Processo Seletivo para Ingresso no PPGH 2019

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA HUMANA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO, ANO/2019

 

Estarão abertas no período de 11 a 17 de março de 2019 as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH) da Universidade de São Paulo, visando o preenchimento de vagas para os cursos de Mestrado e Doutorado a serem iniciados em 2019.

Será disponibilizado um total de até 64 (sessenta e quatro) vagas neste processo seletivo. O preenchimento das vagas, entretanto, dependerá da aprovação dos candidatos nos termos estabelecidos por este Edital (para Mestrado e Doutorado).

As informações sobre a inscrição e a seleção para o PPGH estão disponíveis no site http://ppgh.fflch.usp.br/

 

I. Da inscrição

1.1. A conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC é condição fundamental para matrícula no Curso de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP. 

1.2. As inscrições, que deverão ser feitas por meio do preenchimento do formulário digital disponível em http://forms.fflch.usp.br/inscricao_processo_seletivo/2019, poderão ocorrer das 00h01 de 11 de março às 23h59 de 17 de março de 2019.

1.3. Procedimento para a inscrição e documentação exigida (a cópia da documentação exigida deverá ser anexada em formato pdf em local específico do formulário):

  1.  Formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível em http://forms.fflch.usp.br/inscricao_processo_seletivo/2019). A/O candidata/o deverá indicar no formulário apenas uma única Linha de Pesquisa pretendida.
  2. Currículo Lattes atualizado (sem comprovantes) ou similar, no caso de estrangeiras/os.
  3. Comprovante de conclusão de curso de Graduação - Cópia do diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão do Curso Superior e Histórico Escolar, em que conste a data da colação de grau. A/O candidata/o diplomada/o em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição.
  4. Projeto de Pesquisa. O Projeto de Pesquisa deverá ter entre 15 e 25 páginas, considerando-se todo o corpo do projeto, da capa até a última página (letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5, em página tamanho A4, margens superior e esquerda 3,0 cm e margens inferior e direita 2,0 cm). Os itens do Projeto, que serão avaliados em função de sua clareza, consistência e coerência, são: introdução, objetivo(s), hipótese(s) (obrigatório para o caso de doutorado), justificativa, fundamentação teórica da investigação, procedimentos de pesquisa, cronograma de trabalho e referências bibliográficas.  O projeto deverá estar adequado às normas admitidas pela USP (ver em http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&...). Na capa do projeto de pesquisa deverá constar o nome do candidato, a Linha de Pesquisa e o curso (mestrado ou doutorado) pretendidos.
  5.  Cópia de Carteira de Identidade e do CPF.
  6.  No caso de estudante estrangeira/o, anexar cópia do passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE). Se a/o candidata/o for aprovada/o, é obrigatória a apresentação, no período da matrícula, do RNE com data válida.
  7.  Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. A emissão do respectivo boleto estará disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317, durante o período de inscrição.
  8. Comprovante da Conclusão do Mestrado (para candidata/os ao Doutorado) em que conste a Portaria de reconhecimento do curso junto à CAPES.

1.4. As/Os candidatos em vias de conclusão de cursos exigidos neste Edital deverão proceder, conforme o caso, da seguinte maneira:

  1. A/O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição para este processo seletivo, deverá entregar junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o o último dia reservado à matrícula de ingressantes na Pós-Graduação, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento a esse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  2.  A/O candidato que for mestranda/o da USP e não tiver defendido sua dissertação até o ato de sua inscrição para a seleção ao curso de Doutorado objeto deste Edital, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317), pelo qual se compromete a defender o Mestrado até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na Pós-Graduação, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento desse compromisso acarretará no cancelamento automático da inscrição.
  3.  A/O candidato que for mestranda/o externo à USP e não comprovar a conclusão do Mestrado no ato de sua inscrição, deverá entregar, junto com a inscrição, Termo de Compromisso (disponível em http://www.pos.fflch.usp.br/node/317) pelo qual se compromete a apresentar, ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH/USP o Diploma de Mestrado até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na Pós-Graduação, previsto no Calendário Escolar. O descumprimento a esse compromisso acarretará o cancelamento automático da inscrição.

 

1.5. No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP é até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na Pós-Graduação, previsto no Calendário Escolar. Assim sendo, o Pedido de Equivalência do Título de Mestre deve ser encaminhado, no mínimo, seis meses antes da data limite.

 

II- Da seleção

O processo seletivo está dividido em três fases: prova de proficiência em idioma estrangeiro, prova de conhecimentos específicos em Geografia e análise e arguição oral do projeto de pesquisa.

 

1ª Fase: Exame de proficiência em língua estrangeira  (eliminatória)

As línguas aceitas pelo Programa são: espanhol, francês, inglês, e italiano, excluindo-se, por princípio, a língua materna da/o candidata/o. A inscrição para realização do exame de proficiência em língua estrangeira deverá ser feita junto ao Centro de Línguas da FFLCH/USP, no período de 25 a 29 de março de 2019, conforme orientações contidas nos editais de espanhol, francês, inglês e italiano, disponibilizados nos respectivos sites:

ESPANHOL - http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-espanhol

INGLÊS - http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-ingl%C3%AAs

FRANCÊS - http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-franc%C3%AAs

ITALIANO - http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-italiano

 

Estão dispensadas/os desse exame candidatas/os aos cursos de Mestrado e Doutorado que apresentarem certificados reconhecidos pelo Programa, com validade de dois anos. No caso de inglês, é aceito o TOEFL desde que a/o candidata/o comprove a obtenção de, no mínimo, a seguinte pontuação: 507 pontos (paper based), 180 pontos (computer based) ou 64 pontos (Internet Based – IBT). No caso das demais línguas, veja a seguir: Espanhol: CELU, DELE (Instituto Cervantes), Pontuação mínima: Nível Intermediário; Italiano: CILS, Pontuação mínima: CILS 4 (equivalente ao B2 (intermediário) na classificação européia); Francês: DELF, nível B1 (Aliança Francesa); TCF (Cendotec), Pontuação mínima: 500 pontos. Serão também aceitas as certificações em que a/o candidata/o tenha alcançado os seguintes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência do Conselho da Europa: C1 e C2.

O comprovante de proficiência em língua estrangeira - para efeito de dispensa do Exame realizado durante o processo seletivo para ingresso no PPGH – deverá ser anexado em formato pdf em local específico do formulário digital.

Das/os candidatos estrangeiros ao Mestrado também é exigida a proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS ou equivalente, nível intermediário. Das/os candidatos estrangeiros a Doutorado será exigida proficiência em língua portuguesa e outra língua estrangeira distinta de sua língua materna. Ao aluno estrangeiro que demonstrar a proficiência em língua portuguesa no Mestrado, não será exigido o exame no Doutorado. O candidato estrangeiro poderá fazer o exame de proficiência em língua portuguesa no Centro de Línguas da FFLCH/USP. (Prédio da Casa de Cultura Japonesa - Av. Prof. Lineu Prestes, nº 159  - Cidade Universitária – São Paulo-SP CEP: 05508-900 - Telefone: (11) 3091-2416).

Para ingresso no Mestrado a/o candidata/o deverá optar por apenas uma língua estrangeira.

Para ingresso no Doutorado, com título de Mestre, a/o candidata/o deverá optar por uma língua estrangeira, que deverá ser de idioma diferente da proficiência em língua estrangeira obtida no mestrado.

No caso de candidata/os estrangeira/os, o termo língua estrangeira significa língua diferente de sua língua materna. 

Recomenda-se que as/os candidatos apresentem-se com 30 minutos de antecedência em relação ao horário de início da prova de proficiência em língua estrangeira, cuja duração será de 2 horas. O local das provas de proficiência é definido e divulgado pelo Centro de Línguas da FFLCH/USP no site http://clinguas.fflch.usp.br/.

As provas de proficiência em língua estrangeira serão realizadas entre 09 a 11 de abril de 2019, conforme calendário abaixo:

  • Espanhol: 09/04/2019 (terça-feira)
  • Italiano: 10/04/2019 (quarta-feira)
  •  Francês: 10/04/2019 (quarta-feira)
  • Inglês: 11/04/2019 (quinta-feira)

 

Orientações relativas à inscrição para o Exame de Proficiência são disponibilizadas no site http://clinguas.fflch.usp.br/.

 A validade da prova de proficiência em língua estrangeira é de dois anos.  Não serão fornecidos certificados de aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira.

O resultado da primeira fase do processo seletivo será divulgado no dia 29 de abril 2019, nos sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (http://ppgh.fflch.usp.br) e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).

 

2ª Fase:  Prova de Conhecimentos Específicos em Geografia (eliminatória)

 

Todas/os os candidatos inscritas/os deverão se submeter à prova escrita de conhecimentos específicos realizada pelo Programa.

O exame de conhecimentos específicos em geografia será realizado no dia 12 de abril de 2019. Na ocasião a/o candidata/o deverá apresentar documento com foto para a realização da prova.

Serão aprovados as/os candidatas/os a Mestrado que obtiverem resultado igual ou superior a 5,0 [cinco] e a Doutorado que obtiverem resultado igual ou superior a 6,0 [seis], ambos em uma escala de 0 a 10. A prova será manuscrita, sem consulta e com o limite máximo de 4 páginas.  As/Os candidatos terão até no máximo 4 horas para realizar a prova.

A bibliografia indicada para a prova encontra-se listada abaixo.

 

Para candidatos ao Mestrado e ao Doutorado (referências de 1 a 10)

1.ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste (1963). 8a Ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2008.

2.HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. Trad. de João Alexandre Peschanski. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

3. LA BLACHE, Vidal de. As Características Próprias da Geografia, in CHRISTOFOLETTI, Antônio. (org.) As Perspectivas da Geografia, São Paulo: Editora Difel, 1985.

4.MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo (1977). 2a Ed. SP: Hucitec, 1998.

5.RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder (1980). Trad. de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

6. RATZEL, Friedrich. Antropogeografia, capítulos 1 e 2, Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ed. Ática, 1990.

7.RECLUS, Élisée. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática:  1985.

8.SANTOS, Milton. A  natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

9.LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra (1976). Campinas: Papirus, 1988.

10.BERTIN, Jacques. A Neográfica e o tratamento gráfico da informação (1977). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1986. 

 

A correção das provas levará em conta critérios como: qualidade formal; capacidade de argumentação e domínio dos referenciais relativos às teorias e aos métodos.

Cada prova será corrigida por duas/ois corretoras/es e, no caso de discrepância igual ou superior a 2 pontos assim como em caso de reprovação da/o candidata/o por apenas um/a das/os corretoras/es, haverá uma terceira correção. A nota final desta etapa resulta de uma média entre as notas obtidas pela/o candidata/o.

A correção da prova de conhecimento específico está condicionada à aprovação da/o candidata/o no exame de proficiência ou à comprovação da proficiência por meio dos certificados aceitos pelo Programa.

O resultado desta fase do processo seletivo será divulgado no dia 06 de maio de 2019, nos sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (http://ppgh.fflch.usp.br) e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br). As/Os candidatas/os aprovadas/os na prova escrita de conhecimentos em geografia estarão aptas/os para a fase seguinte, na qual serão analisados os projetos de pesquisa e realizadas as arguições orais referentes aos mesmos.

A validade da prova escrita de conhecimentos específicos será de dois anos.

A interposição de recurso é admitida no prazo máximo de até 72 horas após a divulgação do resultado. O documento deverá ser datado e assinado e dirigido à Coordenação do PPGH, podendo ser entregue pessoalmente na Secretaria do Programa (Departamento de Geografia, Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária – São Paulo – SP, CEP 05508-900) ou encaminhado por email (coordpgh@usp.br). 

 

 

 

 

3ª. Fase: Avaliação e Arguição Oral do Projeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória)

As/Os candidatos aprovadas/os na segunda fase serão submetidas/os à arguição oral por uma comissão formada por docentes do PPGH. Nesta etapa serão avaliados o projeto de pesquisa e o desempenho da/o candidata/o mediante arguição oral sobre o projeto.

A nota referente a esta etapa será obtida por meio da média aritmética das notas atribuídas por cada membro da referida comissão. Serão aprovados as/os candidatas/os que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 [sete] para Mestrado e 8,0 para Doutorado em uma escala de 0 a 10.

O período designado para a realização da arguição oral do projeto de pesquisa é de 20 a 31/05/2019. As datas e os horários das entrevistas serão divulgados posteriormente.

 

III – DO RESULTADO FINAL E DAS VAGAS

A nota final do processo seletivo será aquela obtida na 3ª. Fase. Em caso de empate o currículo será utilizado como critério de classificação.

As/Os candidatas/os aprovados poderão ser aceitas/os no Programa, obedecendo ao número de vagas divulgadas no Edital e mediante disponibilidade de orientador.

A Comissão Responsável pelo Processo Seletivo se reserva o direito de não preencher todas as vagas oferecidas.

O Programa não garante bolsa de estudo para todas/os as/os aprovadas/os.

 

 

Calendário:

 

Inscrição para o processo seletivo e entrega da documentação:

11 a 17 de março de 2019 em http://forms.fflch.usp.br/inscricao_processo_seletivo/2019.

Divulgação da Homologação das Inscrições: em 22/03/2019. Local: Sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana: (http://ppgh.fflch.usp.br) e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).

Inscrição no exame de proficiência em línguas: de 25 a 29/03/2019

Prova de Conhecimentos em Geografia:12/04/2019, das 14hs às 18hs. Anfiteatro de Geografia. Local: Prédio da Geografia e História, sito à Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP.

Prova de proficiência em língua estrangeira: 09 a 11 de abril de 2019. Recomenda-se que os candidatos apresentem-se 30 minutos antes do início da prova de proficiência em língua estrangeira, cuja duração será de 2 horas. O local da prova é definido e divulgado pelo Centro de Línguas da FFLCH/USP no site http://clinguas.fflch.usp.br/.

Divulgação dos aprovados na prova de proficiência em língua estrangeira: 29/04/2019. Local: Sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana: (http://ppgh.fflch.usp.br) e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).

Divulgação dos aprovados na Prova de Conhecimentos em Geografia: 06/05/2019 nos sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (http://ppgh.fflch.usp.br) e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).

Avaliação e Arguição Oral do Projeto de Pesquisa: 20 a 31/05/2019, das 9hs às 12hs e das 14hs às 18hs. Local: Prédio da Geografia e História, sito à Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP.

Divulgação do resultado final: 12/06/2019. Local:     Sites do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana: http://ppgh.fflch.usp.br e do Departamento de Geografia (www.geografia.fflch.usp.br).

 

Português, Brasil