PREMIAÇÕES RECENTES
menção honrosa atribuída ao trabalho “O espaço da agricultura urbana como ativismo: alternativas e contradições em Paris e São Paulo”. Link de acesso aos resultados: Resultado do Prêmio Tese Destaque USP - 10ª Edição
Prêmio Tese Destaque USP - PPGH - ao egresso Gustavo Nagib e a orientandora professora Dra. Amália Inés Geraiges de Lemos pelaContribuições Extraordinárias para o Campo da Climatologia Urbana.
Luke Howard 2021 - Prêmio Dr. Gerald Mills pelo reconhecimento recebido pelaPrêmio ANPUR 2021 - Ricardo Mendes Antas Jr. pelo reconhecimento recebido da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) com a menção honrosa do X Prêmio Milton Santos de Artigo pelo trabalho "Articulação dos aconteceres na construção dos fluxos globais: notas sobre o circuito espacial produtivo de medicamentos na França e no Brasil".
Titulo de Doutora Honoris Causa concedido à professora Rosa Ester Rossini. Aprovado por unanimidade em 22 de junho de 2021 pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (CONSUNI/UFAM) a outorga da distinção. A professora Rosa Ester fez um brilhante trabalho na UFAM com a implantação da Iniciação Científica - PIBIC e para o desenvolvimento da ciência no Amazonas.
Mais informações: https://ufam.edu.br/noticias-destaque/2628-por-unanimidade-consuni-aprova-o-titulo-de-doutora-honoris-causa-para-a-professora-dra-rosa-ester-rossini.html
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4mBoisBnKWk
CAPES de Tese 2020 da área de GEOGRAFIA concedido a Carolina Batista Israel. Tese intitulada Redes digitais, espaços de poder: sobre conflitos na reconfiguração da internet e as estratégias de apropriação civil, orientadora professora Maria Monica Arroyo.
Menção Honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2020 concedida à Carolina Batista Israel. Tese intitulada “Redes digitais, espaços de poder: sobre conflitos na reconfiguração da internet e as estratégias de apropriação civil”, orientadora professora Maria Monica Arroyo.
2020. Henrique Macedo Justiniano - Premiado na 3° Edição do Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake com o projeto Território Jaraguá realizado na EMEF Estação Jaraguá com estudantes dos sextos anos. Link do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=MuU4_sLNayQ&t=5s
Isabela Battistello Espindola - Prêmio Water Youth Network YouKnow Tools Hackathon 2020 - third prize: Título do Trabalho Framework for a new radio-based hazard communication system: a proposed method when utilities fail and COVID-19 prevents in person communication, Autores Morgan Faye DiCarlo, Isabel Carneiro Cardoso da Silva, Isabela Battistello Espíndola, Tri Utami Handayaningsih, Fatima Zohra Charik e Gbenle Mubarak Akorede. Nome do evento Water Youth Network YouKnow Tools Hackathon 2020, 24-26 de julho de 2020, Instituição promotora Water Youth Network
2020 Silvana de Sousa Silva - Premiação/2º lugar/Evento: XIII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (XIII SICOOPES) e IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação Social (IV FECITIS). Título do Trabalho: Instrumentos para a abordagem dos (in) sucessos no ensino integrado, autores: Carlos Vinicius de Paes Santos e Silvana de Sousa Silva.
Isabela Battistello Espindola: doutoranda do PPGH, foi escolhida uma das três representantes do Brasil no Youth 20 (Y20), a plataforma oficial dos jovens no G20 / Organização das Nações Unidas (ONU). O evento foi realizado virtualmente, entre os dias 12 e 18/10/2020, com transmissão on-line a partir de Riad (Arábia Saudita). O encontro precede a reunião oficial do G20, e os temas debatidos foram: Future Fit, Youth Empowerment e Global Citizens. (Orientador: Prof. Wagner Costa Ribeiro
Prêmio Tese Destaque USP (Categoria Ciências Humanas) 2019, para a aluna Livia Fioranvanti (orientadora. Glória da A. Alves) por sua tese de doutorado, intitulada "Do agronegócio à cidade como negócio: a urbanização de uma cidade mato-grossense sob a perspectiva da produção do espaço".
A diretoria da ANPUR concedeu em 2019, menção Honrosa para o livro: ”Metrópole, Metropolização e Regionalização” da Profa. Dra. Sandra Lencioni, do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana.
Profa. Sandra Lencioni: I Prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional – Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2019);
'Young researcher grant"- da 2019 IGU Urban Comission Annual Meeting: Urban challenges in a complex world, ocorrido em agosto de 2019 em Luxemburgo, concedido a orientanda Marcela Dametto ( orientadora Glória da Anunciação Alves) pelo trabalho "Spatial contradictions in Rio de Janeiro's harbor area".
UGI - Prêmio jovem pesquisador para Julio César Pedrassoli, realizado de 06 a 10 de agosto de 2017 em Salvador/BA, Urban expansion and housing in equality in São Paulo. Metropolotian regions in the last 30 years and approachy from cartography and remote sensinng.
Menção Honrosa em Geografia, Prêmio Capes de Tese - Edição 2016, para Regina Helena Tunes, com o trabalho intitulado "Geografia da Inovação: Território e Inovação no Brasil No Século XX", orientado pela Profa. Sandra Lencioni.
Prêmio “Manoel Correia de Andrade” 2015 da ANPEGE (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia), para a Profa. Ana Fani de Alessandri Carlos, por sua produção científica e contribuição para o desenvolvimentoo do pensamento geográfico.
Homenagem da ANPEGE 2015 aos Professores Formadores de Mestres e Doutores, para Prof. Ariovaldo Umbelino de Oliveira, por sua trajetória pela ANPEGE, destacando-se como um dos maiores formadores de pós-graduandos nos últimos trinta anos no Brasil, responsável pela orientação de mestres e doutores que hoje atuam como docentes em diversos programas de pós-graduação no país.
Homenagem da ANPEGE 2015 in memoriam ao Prof. Antonio Robert de Moraes, em reconhecimento pelo seu trabalho, dedicação e contribuição à Geografia Brasileira.
Melhor tese em Geografia, Prêmio Capes de Tese - Edição 2014, para James Humberto Zomighani Júnior, com o trabalho intitulado "Desigualdades espaciais e prisões na era da globalização neoliberal: fundamentos da insegurança no atual período", orientado pela Profa. Maria Adélia Aparecida de Souza.
Melhor Tese em Geografia, Concurso de Melhor Tese e Melhor Dissertação em Geografia em 2013/2014 da ANPEGE - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, para Daniel Monteiro Huertas, com o trabalho intitulado “Território e Circulação: Transporte Rodoviário de Carga no Brasil”, orientado pela Profa. Mónica Arroyo
Melhor Dissertação em Geografia, Concurso de Melhor Tese e Melhor Dissertação em Geografia em 2013/2014 da ANPEGE - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, para Ludmila Girardi Alves, com o trabalho intitulado “Redes de comunicação e território: a formação e a organização socioespacial da internet no Brasil”, orientado pela Profa. Fernanda Padovesi Fonseca.
Rodolfo Finatti 2013 - Prêmio "Maurício de Almeida Abreu" de melhor dissertação de mestrado de Geografia Humana, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Trabalho intitulado: "Condomínios empresariais nas áreas metropolitanas do Estado de São Paulo: produção imobiliária e localização da indústria", orientado pela Profa. Mónica Arroyo
Território Jaraguá - 3ª Premio